5 passos para fazer fichamentos online

Publicado em 2 de Maio de 2017
por Welington Gonzaga
5 passos para fazer fichamentos online
# Produtividade #
1

Anotar os principais trechos de um livro ou artigo que esteja lendo pode ser mais fácil do que você imagina. Hoje, na era em que tudo é digital, caíram em desuso as fichas em papel e o que não faltam são opções para fazer os tradicionais fichamentos online. Uma alternativa rápida, gratuita (plano básico) e eficiente é o uso do aplicativo Evernote, que é explicado em cinco passos e na ilustração a seguir.

1. Crie uma conta no Evernote. O acesso pode ser feito pelo computador através do site www.evernote.com ou através do aplicativo disponível para iOS e Android. Com usuário e senha cadastrados você pode acessar sua conta em qualquer dispositivo. Todo o conteúdo estará disponível online, na nuvem, onde você precisar.

2. Familiarize-se com a ferramenta. O Evernote é um dos aplicativos mais eficientes do mundo, sendo muito útil para quem deseja trabalhar com qualquer tipo de anotação. É possível fazer desde uma lista de tarefas e um simples lembrete até tirar uma foto ou capturar uma tela do navegador – para isso, inclusive, a melhor maneira de fazer é com a extensão do Evernote no Google Chrome.

3. Crie uma nota. Basta clicar em NOVA NOTA (+) e, em seguida, inserir um título que posteriormente torne fácil a identificação do assunto. O ideal é criar uma nova nota para cada fichamento. Assim tudo ficará organizado e você não vai ficar desesperado quando precisar encontrar algo importante para sua pesquisa. Para contribuir com a organização é importante também deixar uma ficha técnica do livro logo no início da nota para que se tenha uma identificação mais completa da obra. Isso pode ajudar no momento de fazer referências bibliográficas em seus trabalhos.

4. Digitação dos trechos mais importantes. Há um ferramenta chamada CODE BLOCK ( { } ) que é recomendada para inserção de blocos de código de programação, mas que você pode usar também para digitar os trechos que farão parte do seu fichamento. É uma alternativa para deixar os trechos e citações separados, em destaque, o que também contribui para a organização do seu fichamento. Para inserir um novo CODE BLOCK basta clicar na linha abaixo do bloco atual e clicar novamente em { } no menu de ferramentas. Observações e comentários próprios podem ser inseridos fora do bloco de texto, acima ou abaixo.

5. Número de página. Ao final de cada trecho fichado é recomendado que se deixe a indicação da página de onde o texto foi retirado na obra original. Essa indicação pode estar abreviada e entre parênteses: (p. 21). Isso auxiliará muito em possíveis consultas futuras.

Aprenda a fazer fichamentos online com o uso da ferramenta Evernote
O Evernote é apenas uma das diversas ferramentas disponíveis para auxiliar na produtividade do dia a dia. Procure adaptar as ferramentas que você já conhece às suas demais tarefas e necessidades.

Um Comentário

  1. Welington Gonzaga disse:

    O que achou dessa dica? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Se você tiver alguma outra dica para compartilhar com aqueles que desejam fazer fichamentos online, não perca tempo. Obrigado por sua visita ao blog!

Deixe seu comentário