Vídeos nas redes sociais: recomendações para ter sucesso como Instagrammer

Publicado em 27 de abril de 2017
por Welington Gonzaga
Vídeos nas redes sociais: recomendações para ter sucesso como Instagrammer
# Dicas #
1

Quem trabalha com produção de conteúdo precisa acompanhar a evolução tecnológica das redes e, ao mesmo tempo, o interesse do público. Se as pessoas tendem a seguir uma determinada plataforma e não outra, é recomendável acompanhar o comportamento da audiência e se adaptar. Até as empresas fazem isso. O Instagram, por exemplo, ampliou suas ferramentas depois que o Snapchat começou a conquistar mercado. Tal adaptação, basicamente, é uma questão de sobrevivência na era digital.

Os serviços gratuitos disponibilizam muitas ferramentas a quem deseja divulgar conteúdos nas redes. Tanto pessoas quanto empresas recorrem, então, ao Facebook, ao Snapchat e ao Instagram. Essas redes sociais oferecem várias maneiras de os usuários entrarem em contato com seus públicos. Além de fotos, mensagens, e lives, o vídeo mostra-se eficiente na hora de fazer marketing digital.

São tantas possibilidades que surge uma pergunta: por onde começar? Do início, mesmo com inexperiência. Saiba que quando se trata de produção audiovisual para internet, não existe fórmula mágica ou padrão que garanta sucesso. Na verdade, a liberdade é o padrão. O que existem são apenas dicas que podem contribuir para um melhor resultado. Procure produzir conteúdo com objetividade, criatividade e transparência. Seja também observador. O ideal é perceber as fórmulas de sucesso na rede e, a partir daí, não copiar, mas, sim, fazer produções inspiradas em modelos que já deram certo.

Observe também suas próprias produções. Analise aquelas que foram bem recebidas pelo seu público. Um acerto pode orientar o estabelecimento de uma identidade para seus próximos vídeos. Se o público respondeu positivamente a um determinado tema, que tal, então, prolongar a abordagem com novas e relevantes informações sobre o mesmo assunto?

Tempo. Atualmente o Instagram permite o envio de vídeos com até um minuto de duração. Embora pareça pouco tempo, 60 segundos são mais que suficientes para transmitir uma mensagem. Basta usar bem cada segundo, principalmente, os 10 primeiros que servem como isca para prender a atenção de quem assiste.

Comunidade crescente. A enorme quantidade de usuários do Instagram o torna um dos aplicativos mais vantajosos para a divulgação de uma campanha de marketing digital. Dados publicados pela empresa em 26 de abril de 2017 (veja a seguir) indicam que são mais de 700 milhões de usuários ao redor do mundo, os Instagrammers.

Estamos muito felizes em anunciar que nossa comunidade de Instagrammers já passa dos 700 milhões. E os últimos 100 milhões se juntaram a nós mais rápido do que nunca! Fizemos com que fosse ainda mais fácil para as pessoas ao redor do mundo se juntar à comunidade Instagram, para compartilhar suas experiências e reforçar suas conexões com amigos e suas paixões. Com novas funcionalidades, como Stories, Live video e as mensagens que desaparecem no Direct, as pessoas agora têm mais opções do que nunca para se expressarem e se sentirem mais perto dos seus interesses. De todos nós do Instagram, muito obrigado!

Humanização combinada com conteúdo relevante. Humanizar o conteúdo é mostrar que se é “gente como a gente” mas sem ser banal. Vídeos gravados de forma mais espontânea e natural tendem a agradar aos seguidores. Combinado a isso, busque “conteúdo com conteúdo”, ou seja, conteúdo que tenha importância para o público.

Use muita cerquilha. Essa palavra pode parecer estranha, mas certamente você já usou aquilo a que ela se refere. Trata-se do símbolo “#” que indica uma hashtag, ou seja, uma palavra-chave ou termo relacionado a uma informação relevante. É através das hashtags que os usuários buscam os assuntos de seu interesse. Há pesquisas que indicam um aumento considerável no engajamento do público em publicações que possuem cerquilhas bem empregadas na descrição dos vídeos.

Som. No Instagram o usuário precisa clicar no vídeo para ativar o áudio. A recomendação, então, é que os elementos visuais sejam capazes de atrair a atenção do público. O fato de o som não ser automático talvez justifique porque muitos vídeos vêm legendados com letras garrafais.

Apps disponíveis. Mesmo quem não saiba trabalhar em softwares especializados em edição e tratamento de vídeos pode produzir material interessante. Basta uma pesquisa na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel para encontrar diversas opções gratuitas e pagas. Atente-se aos comentários de outros usuários a respeito dos aplicativos para saber se eles são realmente bons e úteis naquilo que se propõem a fazer.

Divulgação patrocinada. Após produzir uma campanha de qualidade para publicar no Instagram você pode contar com os acessos espontâneos ou, se tiver recursos para investir, com a divulgação patrocinada. A propaganda paga pode ser uma maneira de a rede social direcionar seu conteúdo a quem realmente interesse.

Essas são apenas algumas orientações básicas para quem pretende produzir vídeos profissionais direcionados ao Instagram. Pesquise, leia sobre o assunto e ouse em suas produções. O sucesso será proporcional ao esforço e à dedicação.

Um Comentário

  1. Welington Gonzaga disse:

    O que não pode faltar a um vídeo para que ele faça sucesso no Instagram? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Opine também a respeito dos pontos abordados neste artigo. Você concorda com tudo o que aqui foi sugerido? Aguardo seu comentário e terei satisfação em responder.

Deixe seu comentário