Planos para o Ano Novo

Publicado em 1 de janeiro de 2017
por Welington Gonzaga
Planos para o Ano Novo
# Estilo de Vida #
1
Um novo ano sempre começa com promessas e desejos. Com 2017 não seria diferente. A expectativa, então, inclui projetos que visam o equilíbrio mental e exterior para atingir a prosperidade financeira e intelectual. A palavra ideal para nortear todos os anseios é planejamento.

A organização é a chave-mestra para a concretização dos sonhos. Fazer uma lista daquilo que se quer alcançar pode ajudar a desvendar os próprios desejos. Mas não se trata de apenas elencar os objetivos como numa check-list tradicional. O simples fato de escrever os próprios anseios auxilia na elaboração mental do passo a passo para torná-los realidade. Com o passar do tempo, em qualquer consulta futura, a lista pode ajudar a rememorar os projetos iniciais do ano.

O empenho individual é a única coisa capaz de permitir a concretização das metas. Os itens podem aumentar ou deixar de ter importância ao longo do ano, mas conhecer com clareza aquilo que se deseja no presente é fundamental. Podem ser incluídos planos para finanças, entretenimento, viagens, leituras, estudos, entre outros.

Finanças. Começar o ano sem dívidas é algo extremamente positivo. Quem as tem, deve quitá-las. Quem não as tem, deve evitá-las e direcionar os ganhos para coisas que não venha a se arrepender posteriormente. Não importa a quantidade de dinheiro, o que faz o montante valer mais é a aplicação correta do dinheiro.

Poupança. O ideal é reservar pelo menos 30% de tudo o que se ganha para aplicar na poupança. Ao longo de um ano o mínimo que você conseguir depositar a cada mês irá compor um montante surpreendente.

Desafio das 52 semanas. Essa é uma brincadeira com dinheiro que ajuda quem quer economizar. A ideia é fazer um quadro com números de 01 a 52. Cada número representa uma semana do ano. A cada semana você escolhe um número e deposita o valor correspondente a ele numa poupança, num cofre ou numa caixinha de dinheiro. Ao final do desafio você deverá ter guardado um quantidade considerável de dinheiro que poderá ser usada para uma viagem de férias ou para os presentes de Natal. Se for possível, dobre o valor, ou seja, cumpra dois desafios.

Leitura. Se você ler um livro a cada semana poderá terminar 2017 com o aprendizado acumulado da leitura de 52 obras literárias. Uma hora por dia é suficiente para alcançar essa meta. Escolha um livro que de fato lhe interesse e o seu rendimento será muito maior.

Atualidades. A leitura de notícias e reportagens é importante para qualquer carreira profissional. Se manter atualizado é – e sempre será – uma exigência do mercado de trabalho.

Desperte seu escritor interior. Quem tem vontade de escrever um livro pode aproveitar o início de um novo ano para viabilizar esse projeto. Se uma página for escrita a cada dia, seu livro de 365 páginas poderá ser lançado no final do ano. Use sua criatividade e escreva com sua qualidade natural, sem qualquer tipo de pressão na mente. Pense na qualidade da sua obra pronta – que poderá ser aparada por um corretor profissional – e não na qualidade de cada uma das linhas do texto. Saiba destravar o seu processo de escrita.

Idiomas. Que tal buscar a fluência no inglês? Esse sonho pode lhe acompanhar desde os tempos de colégio e, agora, com planejamento, você não precisará mais adiá-lo. Estudar seriamente duas vezes na semana pode ser a alternativa mais fácil para melhorar seu conhecimento no idioma. Se tem grana para investir num curso, excelente. Mas se não tem, isso não é desculpa para deixar de estudar. Há cursos online gratuitos e um material infinito na internet para quem quiser realmente aprender. Essa dica vale para inglês, espanhol, francês, alemão, etc.

Redes sociais. A pior maneira de gastar seu tempo é com as redes sociais. Poucas pessoas ganham dinheiro com essa experiência e, certamente, você não faz parte desse grupo. A maior parte das pessoas não passa de usuários manipulados por algoritmos, que nada ganham além de um olho seco ou de um cansaço visual. Seja inteligente e saiba moderar sua dose diária de curtidas, downloads e compartilhamentos. 30 minutos do seu dia são mais que suficientes para você ver o que realmente importa nas redes sociais. Mais do que isso é perda de tempo e dedicação a futilidades.

Atividade física. Escolha um esporte que goste e se dedique a ele pelo menos uma hora em 5 ou 6 dias da semana. Reserve um dia para descanso. Associe a atividade física a uma dieta equilibrada, ao consumo abundante de água e a boas noites de sono. Tudo em sua vida vai melhorar.

Um Comentário

  1. Welington Gonzaga disse:

    O que você espera para o ano de 2017? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Você tem alguma maneira especial de planejar ou de organizar os seus projetos pessoais e profissionais quando se inicia um ano novo? Compartilhe seu método eficaz de planejar seus sonhos.

Deixe seu comentário