Quarto com ares de caverna

Publicado em 8 de agosto de 2016
por Welington Gonzaga
Quarto com ares de caverna
# Crônica #
0

Escuro, silencioso e seguro. Esse é o quarto para uma boa noite de sono. Um quarto ideal faz lembrar uma confortável caverna onde um homem ou até mesmo um urso polar consegue dormir ou hibernar. O quarto caverna precisa ter outras características, como, por exemplo, ser fresco ao ponto de permitir o uso de um cobertor enrolado até o pescoço, no verão ou no inverno, sem o desconforto do calor.

Num quarto caverna ideal não se percebe a hora do dia ao acordar. Para saber se ainda é cedo ou se já é tarde precisa conferir o tempo marcado no relógio.

Não existem vizinhos fazendo barulhos, nem pessoas batendo papo embaixo da janela, muito menos o abrir e fechar de portas no interior da caverna. Não há crianças brincando na rua e nem conversa fiada na esquina. Dentro da caverna, o que se ouve é apenas o ruído mínimo de um carro passando ao longe com um acelerar suave de motor ou, então, um avião sobrevoando os arredores que, pela distância, soa ter as turbinas mais delicadas do mundo.

Há um silêncio que permite ouvir a voz interior. Esse mesmo silêncio faz os pensamentos se organizarem na mente. Nem mesmo o gotejar de uma torneira, o latido distante de um cachorro ou o ruído abafado de uma construção incomodam quem está neste ambiente tão propício ao descanso.

O quarto fechado, com ares de caverna, traz segurança para quem ocupa seu interior. Afinal, quanto maior a segurança, melhor a qualidade do sono. O relaxamento é sempre proporcional à segurança do local. O homem moderno, assim como o das cavernas, continua a buscar locais de maior proteção. A procura é pelo que reduz os riscos de ataques selvagens na madrugada, tanto vindos de animais racionais quanto de irracionais. Razão e instinto são perigos similares.

O refúgio num quarto com ares de caverna tem relação com a sobrevivência no curto e no longo prazo. De imediato porque afasta as ameaças e, com o tempo, porque o sono de qualidade traz saúde e, consequentemente, mais anos de vida. Um quarto com ares de caverna não tem relação com luxuosidades. Basta que seja simples, confortável e acolhedor.

Deixe seu comentário