Como transformar áudio
em texto usando o celular

Publicado em 3 de agosto de 2016
por Welington Gonzaga
Como transformar áudio <br>em texto usando o celular
# Dica de App #
1

Quem nunca sofreu para passar as palavras de um entrevistado para o papel? A transcrição é uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha com comunicação. Se você já passou pela necessidade de transformar áudio em texto certamente já desejou a existência de um software que fizesse esse trabalho automaticamente.

Uma das soluções é o aplicativo Dragon Dictation (que está disponível para Android e iOS), desenvolvido pela empresa Nuance Communications. O aplicativo funciona como um microfone que capta a voz humana e transforma tudo instantaneamente em texto.

Testes realizados com o app num iPhone mostraram precisão superior a 90%. Ou seja, para cada dez palavras faladas, apenas uma era identificada de forma errada. Para obter maior precisão é preciso que o áudio não tenha interferências e que seja gravado num ambiente silencioso.

O aplicativo oferece um teclado para que a pessoa faça as correções necessárias nas poucas identificações equivocadas. Se o usuário quiser transcrever uma entrevista do YouTube, basta aproximar o microfone do celular da saída de áudio do computador. Mas o aplicativo não é tão eficiente se houver alguma música ao fundo (mesmo que em baixo volume) ou se mais de uma pessoa falar ao mesmo tempo. A melhor usabilidade é para transcrições ao vivo.

A inserção da pontuação no texto deve ser dita pelo usuário. O aplicativo converte a palavra falada “exclamação” ou “ponto e vírgula”, respectivamente, em “!” e “;”. O mesmo vale para a interrogação, o ponto final, a vírgula e o travessão. Para inserir uma citação, por exemplo, o usuário deverá falar “abre aspas” e “fecha aspas” para demarcar o início e o fim do trecho citado.

Após a transcrição do texto o aplicativo oferece as opções de envio por e-mail ou SMS, além de compartilhamento pelas redes sociais (apenas Facebook e Twitter). É possível ainda copiar o conteúdo transcrito e colar em outros aplicativos. Como uma ferramenta gratuita para celular, o “Dragon Dictation” é uma das melhores alternativas para quem tem urgência em transcrever áudios em textos.

Um Comentário

  1. Welington Gonzaga disse:

    O que achou do aplicativo? Compartilhe aqui nos comentários as vantagens e desvantagens que você percebeu no uso do app. A transcrição é eficiente no Android assim como é no iOS? Deixe sua opinião.

    Outra dica relacionada à transcrição de áudio em texto é uma ferramenta de reconhecimento de voz do Google. Quem quiser mais informações sobre esse outro recurso pode acessar esse link http://goo.gl/h3gjMs.

Deixe seu comentário