Dicas para quem quer
criar o hábito de escrever

Publicado em 28 de julho de 2016
por Welington Gonzaga
Dicas para quem quer <br>criar o hábito de escrever
# Redação #
1

O que fazer quando se quer escrever mas não se tem ideia de que assunto abordar?¹ A resposta não é simples. Talvez porque não exista resposta única. Se escrever é um hábito, então vale lembrar que nenhum hábito é adquirido rapidamente. Aliás, a palavra “hábito”, em sua essência, já quer dizer algo que apenas existirá se vier a ser realizado todos os dias. Ou seja, apenas a prática e a repetição podem levar ao hábito. Hábito é algo que se repete regularmente.

A tecnologia pode ajudar quem quer criar o hábito de escrever. Quer uma prova? O texto que você está lendo neste exato momento foi escrito pelo celular. Se para escrever dependemos de tempo, nem todo momento pode ser oportuno para brincar com as palavras. Ou, visto de outra maneira, todo tempo pode ser oportuno para escrever. Aí é que entra o celular! Já que o aparelho está sempre com você, pode ser tirado do bolso ou da bolsa em qualquer momento do dia – quando sobrar alguns minutos. O celular cumpre a função do antigo papel e os dedos das mãos fazem as vezes de caneta. O escritor contemporâneo pode até ter uma máquina de escrever ou um computador, mas é mais fácil ter um dispositivo móvel com um editor de texto instalado.

Além dessas ferramentas, é recomendável um ambiente calmo e inspirador. Mas se silêncio demais também bloqueia o surgimento das palavras, uma música pode ajudar. Mas não é qualquer música. Há quem prefira, por exemplo, a música clássica ou a celta. Outra alternativa bastante interessante é o site Brain.fm que gera sons capazes de estimular o cérebro. Nele é possível escolher três opções de sons: para trabalhar ou desenvolver alguma atividade criativa; para relaxar ou fazer uma meditação; e para tirar um cochilo ou dormir profundamente. O serviço é pago, mas os interessados podem desfrutar de sete sessões iniciais gratuitas. É realmente relaxante e inspirador!

Lembra que esse texto foi escrito pelo celular? Mas não foi através de um aplicativo. Trata-se de um site gratuito chamado 750 Word cuja proposta é desenvolver no usuário o hábito da escrita. Ao fazer seu cadastro, o usuário receberá uma missão diária de escrever um texto com 750 palavras – na hora do dia que melhor lhe convier. O serviço é grátis por 30 dias. Uma de suas vantagens é o contador dinâmico de palavras. Quer saber a utilidade disso? Até esse trecho do texto você já leu 435 palavras. É possível usar a plataforma pelo celular, tablet ou computador. A proposta do 750words.com é a mesma do site morningpages.net. Já ouviu falar? Tanto um quanto outro oferecem a mesma ferramenta. A vantagem do primeiro é que é mais minimalista, bem simples mesmo.

Outro site indicado aos interessados em escrever online é o twinword.com/writer. Sua interface é bem parecida com a dos editores de texto dos serviços de blog. Além de possuir espaço para inserção de título e ferramentas para formatação do corpo do texto (como negrito, itálico, cor da fonte, inserção de links, etc.), o site oferece também uma opção para gerar automaticamente as tags relacionadas ao seu texto. A ferramenta é mais eficiente para quem escreve textos em inglês. Há ainda um eficiente contador de palavras e caracteres que oferece uma lista com as palavras usadas e a quantidade de vezes que cada uma delas aparece no texto.

Ainda em relação ao hábito de escrever, vale destacar outras dicas. Primeiramente, para se escrever bem é preciso ler bastante (os mais variados tipos de textos, de jornais a romances e de bulas a histórias em quadrinhos). Além disso, para a criatividade fluir durante a escrita é preciso escrever livremente, sem se preocupar com as próprias palavras ou com as regras que travam o exercício da composição – isso não quer dizer que não haverá respeito à gramática ou ao idioma em que se escreve, mas apenas que é preciso escrever livremente e, só depois, voltar ao texto já estruturado para, então, fazer a leitura e as correções necessárias.

Uau! Já são 716 palavras. Entre as 34 palavras restantes vale a indicação do dicionário online aulete.com.br que é gratuito e indispensável para quem quer escrever bem. Boa escrita! Missão cumprida: 750 palavras numa manhã.

__________

¹Aguardo seu comentário logo abaixo. O que você achou dessas dicas? Conhece alguma outra ferramenta ou site que podem ser úteis para quem quer escrever melhor? Compartilhe suas opiniões, conhecimentos e críticas!

Um Comentário

  1. Escrever sobre o ato de escrever é mais que uma metalinguagem. A experiência é enriquecedora e proporciona clareza sobre a produção de textos. Em algumas ocasiões pode parecer que escrever é o simples ato de preencher linhas, mas, com o tempo, a pessoa percebe o quanto nobre é poder realizar comunicação através da escrita. Palavras dão forma aos sentidos, aos sentimentos e aos pensamentos. Pena que nem todos aproveitam essa exclusividade humana da comunicação, mas deveriam!

Deixe seu comentário