Como ganhei meu primeiro milhão

Publicado em 7 de maio de 2016
por Welington Gonzaga
Como ganhei meu primeiro milhão
# Títulos #
0

Conseguir um saldo de um milhão de reais na conta do banco não é fácil. Um trabalhador que receba um salário mensal de 3 mil reais, por exemplo, levaria quase 28 anos para juntar R$1.000.000,000. Impossível! Afinal, nenhuma pessoa comum conseguiria guardar seu salário integralmente na poupança. O segredo para atingir essa proeza é…

Na verdade, eu não sei. E não é verdadeira a informação de que atingi um milhão na conta do banco. Ainda! O tema desse texto não é dinheiro. Trata-se apenas de um breve relato sobre a importância de um título com palavras certas e atraentes. O que o trouxe a esse texto? O que o levou a clicar sobre o link para obter mais informações sobre o assunto? Pode até ser que você responda que a imagem tenha influenciado. Mas saiba que imagem e título são os principais elementos responsáveis por atrair leitores.

Recentemente assisti a uma aula na qual a professora propôs um exercício interessante. Bastava pegar uma página de jornal ou revista e verificar como os títulos (ou manchetes) e as imagens atraíam o olhar. Em seguida foi mostrada a mesma página, mas com eliminação do título ou da imagem. O estranhamento é enorme e o conteúdo deixa de ser atraente. A regra é a mesma para publicações online.

Embora os especialistas em marketing de conteúdo destaquem que não existam fórmulas exatas para atrair a atenção das pessoas,  essas são orientações para chegar ao sucesso desejado.

O título é a isca para atrair o leitor
A publicação de conteúdo nas redes sociais é livre. Não existe um modelo padrão a ser seguido para se ter garantia de sucesso. Mas alguns métodos e estratégias podem tornar o conteúdo mais interessante.

Abordar o assunto com criatividade
Essa seria uma regra básica para escrever um texto de sucesso. As palavras e as ideias devem ser organizadas de modo a tornar o texto atraente para o leitor. Despertar a curiosidade é o primeiro passo para conquistar e ampliar seu publico.

Definir o título antes mesmo de escrever o texto
Essa é uma orientação que pode não ser bem recebida pela maioria. Para algumas pessoas tal estratégia não funciona. Há quem sinta que o pensamento fica limitado quando se determina o título antes de tudo. Mas para outros o título serve também de inspiração, como se ajudasse a nortear e direcionar o conteúdo. É uma questão muito individual e somente com a prática é que cada um consegue encontrar o método que pode ser mais eficiente, ou não, na otimização de um texto.

Crie diversos títulos para depois escolher apenas um
É como fazer uma “chuva de ideias” para escrever títulos. Você imagina várias sugestões de títulos adequados ao seu conteúdo e, depois, elege aquele que se mostra como o melhor. É preciso escolher aquele que seja mais representativo em relação ao conteúdo do texto e, ao mesmo tempo, cause impacto no leitor.

Títulos com números, porcentagens e listas
Na internet, principalmente nas redes sociais, é comum encontrar títulos como “10 maneiras de escrever títulos impressionantes” ou “Aumente em 75% a audiência do seu blog”. Essa maneira de escrever títulos é comprovadamente eficiente na obtenção de cliques.

Conhecer o público
Saber quem é o seu público é importante para produzir o conteúdo ideal para a audiência. O que as pessoas gostam de ler? Qual o perfil das pessoas que acessam seu blog? Sobre o que esperam que você escreva? São perguntas como essas que ajudam a encontrar assuntos realmente interessantes e a melhor forma de abordá-los.

Deixe seu comentário