Aquecimento para a premiação

Publicado em 16 de janeiro de 2016
por Welington Gonzaga
Aquecimento para a premiação
# Oscar 2016 #
0

Ainda faltam 43 dias até a cerimônia de premiação do Oscar 2016. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, na quinta-feira (14), a lista dos indicados em cada uma das categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles.

Quem gosta de filmes, normalmente, faz questão de assistir aos filmes indicados no período que antecede a premiação. É uma maneira de, no mínimo, poder dar palpites sobre a escolha da Academia ter sido justa, ou não. Segue, então, a lista com as produções que indicadas na categoria melhor filme. Conforme eu for assistindo, irei marcando com um “x” para indicar que o filme já foi visto.

( X ) A GRANDE APOSTA
A história de um grupo que conseguiu perceber, antes de todo mundo, a crise que atingiria a economia norte-americana (e mundial), em 2008, devido à bolha que se formou no setor imobiliário. Os empréstimos para as pessoas que estavam financiando a casa própria eram considerados de alto risco, pois a maioria não iria assumir seus compromissos, o que levaria ao caos. No elenco de “A Grande Aposta” (The Big Short) estão Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, entre outros. Além de melhor filme, concorre nas categorias melhor diretor (Adam McKay), melhor roteiro adaptado, melhor montagem e melhor ator coadjuvante (Christian Bale).

 

( X ) PONTE DOS ESPIÕES
Com direção de Steven Spielberg, “Ponte dos Espiões” (Bridge of Spies) é um thriller que mistura suspense e drama para contar a história de um advogado especialista em créditos de seguros que precisa negociar a liberação de um piloto americano capturado por soviéticos. O ano é 1957, período da Guerra Fria, quando o mundo vive uma paranoia e duas nações ficam na iminência de um conflito armado. Concorre ao Oscar na categoria melhor filme, melhor trilha sonora, melhor roteiro original, melhor design de produção, melhor ator coadjuvante (Mark Rylance) e melhor mixagem de som.

 

( X ) BROOKLYN 
“Brooklyn” conta a história de uma imigrante da década de 1950. Uma jovem chamada Ellis Lacey muda da Irlanda para os Estados Unidos, onde, a princípio, está em busca de seus sonhos. Mas no início da sua jornada acaba se apaixonando por um bombeiro italiano chamado Tony. A partir daí, de acordo com a sinopse do filme, a moça ficará dividida entre o amor e o dever. O filme concorre em três categorias: melhor filme, melhor atriz (Saoirse Ronan) e melhor roteiro adaptado.

 

( X ) MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
O filme foi um dos mais aguardados no ano de 2015. Dirigido por George Miller, quem realmente chama a atenção é Charlize Theron no papel da Furiosa. Embora tenha poucos diálogos, o filme prende a atenção do espectador do início ao fim, com perseguições e imagens de tirar o fôlego (e sem ser banal). “Mad Max: Estrada da Fúria” disputa a estatueta nas categorias melhor filme, melhor direção (George Miller), melhor design de produção, melhor fotografia, melhor figurino, melhores efeitos visuais, melhor cabelo e maquiagem, melhor montagem e melhor edição de som.

 

( X ) PERDIDO EM MARTE
Um filme que tenha Ridley Scott na direção merece ser assistido, com respeito. Mas, além disso, a história também é interessante: um astronauta é dado como morto após ser deixado em Marte por sua tripulação, mas ele sobrevive. E o que faz o “Perdido em Marte” ser incomparável é sua criatividade para tocar a vida tão longe do seu planeta natal. Concorre como melhor filme, melhor ator (Matt Damon), melhor roteiro adaptado, melhor design de produção, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

 

( X ) O REGRESSO
É o filme campeão de indicações neste ano, além de melhor filme, concorre como melhor ator (Leonardo DiCaprio), melhor diretor (Alejandro Iñarritu), melhor design de produção, melhor fotografia, melhor figurino, melhor efeitos visuais, melhor montagem, melhor ator coadjuvante (Tom Hardy), melhor edição de som, melhor mixagem de som e melhor cabelo e maquiagem. Inspirado em fatos que realmente aconteceram, “O Regresso” mostra a busca de um homem (dado como morto) por justiça, numa época e num lugar em que sequer havia leis.

 

( X ) O QUARTO DE JACK
Jack é um menino de cinco anos que vive com a mãe num cativeiro. “O Quarto de Jack” foi o nome que a mãe deu para o espaço de 10m2 no qual vivem. Embora as circunstâncias sejam desfavoráveis, a mãe faz tudo para manter o filho feliz e seguro. O filme é baseado no premiado best-seller de Emma Donoghue. Concorre como melhor filme, melhor atriz (Brie Larson), melhor diretor (Lenny Abrahamson) e melhor roteiro adaptado.

 

( X ) SPOTLIGHT SEGREDOS REVELADOS
Trata-se de uma adaptação para o cinema de uma história verdadeira: uma investigação do jornal Boston Globe que revelaria casos de abusos envolvendo a Igreja Católica. Mas, mais do que isso, durante um ano de investigação um grupo de repórteres desvendou décadas de encobrimento desses crimes. O que já abalaria uma cidade, acaba fazendo com que revelações semelhantes venham à tona ao redor do mundo. “Spotlight” é o nome da equipe de repórteres que fez a investigação e ganhou o Prêmio Pulitzer pelo trabalho. Além de melhor filme, concorre ao Oscar de melhor diretor (Tom McCarthy), melhor roteiro original, melhor montagem, melhor atriz coadjuvante (Rachel McAdams) e melhor ator coadjuvante (Mark Ruffalo).

Deixe seu comentário