Preconceito com “orquidófilo”

Publicado em 25 de julho de 2015
por Welington Gonzaga
Preconceito com “orquidófilo”
# Fotografias #
0

Você sabe o significado da palavra florilégio? De acordo com definição dos dicionários trata-se de uma coleção de flores. Quem nunca viu, então, pelo menos um florilégio na vida? Apenas para citar um exemplo, entre as plantas mais comumente colecionadas estão as orquídeas. Daí surge outra palavra que pode gerar estranhamento em algumas pessoas: orquidófilo. É um termo que se refere ao “indivíduo devotado ao cultivo de orquídeas” ou, ainda, ao “indivíduo que admira, conhece e/ou coleciona orquídeas“.

Orquidófilo soa como uma palavra azeda, ranzinza, mal-humorada. Orquidófilo parece mais definir uma pessoa que se queixa de tudo na vida do que uma pessoa que se dedica às orquidáceas, que são plantas de grande beleza e de enorme variedade de flores.

Assim sendo, você conhece algum orquidófilo? Mesmo quem não conhece talvez consiga criar na mente a imagem de um orquidófilo, ainda que estereotipada, preconcebida ou preconceituosa.

Lembra do filme “Dênis – O Pimentinha“, do longínquo ano de 1993? Quem assistiu a esse filme na infância certamente lembra de um personagem chamado Senhor Wilson. O Senhor Wilson é um estereótipo de orquidófilo. Coincidência ou não, esse personagem era um contemplador de plantas. Há, inclusive, uma cena – entre as diversas peraltices do garoto – na qual Dênis arruína um evento organizado pelo Senhor Wilson.

O “orquidófilo” do filme reúne nos jardins de sua casa vários amigos que compartilham o mesmo hobby de cultivar plantas. O momento é especial porque uma espécie rara de flor vai desabrochar e, ficcionalmente, a duração dessa flor é de apenas poucos segundos. E justamente no momento sublime, Dênis faz Senhor Wilson cair em desgraça ao frustar a expectativa de todos – para entender melhor, o aconselhável é assistir ao filme.

O momento de raiva do Senhor Wilson, então, reforça a ideia de um personagem ranzinza, rabugento… orquidófilo, daria para dizer. Mas, não! Orquidófilo é outra coisa!

Desde “Dênis – O Pimentinha“, surgiu uma cisma com a palavra orquidófilo. Após esse texto fica claro que um dos maiores preconceitos que pode existir é com uma simples palavra. Quem pertence a algum Núcleo Orquidófilo Brasileiro, deveria encabeçar uma campanha para substituir orquidófilo por uma palavra sinônima. Mas isso é devaneio! Melhor apenas contemplar a beleza das orquídeas!

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

*Essas fotos foram registradas em 19/07/2015 durante a 63ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé. O texto publicado acima é apenas uma crônica. O autor deste texto/blog tem profunda admiração e respeito pelas pessoas que se dedicam ao cultivo de orquídeas.

Deixe seu comentário