“Pânico” vira série de TV

Publicado em 3 de julho de 2015
por Welington Gonzaga
“Pânico” vira série de TV
# Remake Adolescente #
0

A máscara já não é a mesma. Os protagonistas muito menos. Mas os gritos e a tensão quando uma mocinha é atacada por um assassino misterioso continuam os mesmos. Na última terça-feira (30/06), a MTV americana levou ao ar o episódio piloto de “Scream – The TV Series“. A série é baseada na franquia “Pânico” (Scream) que fez bastante sucesso entre o público jovem na década de 90.

Agora, quase 20 anos depois, justamente uma emissora voltada ao público jovem traz uma nova versão desse ícone da cultura pop. Quem foi adolescente em meados dos anos 90 certamente acompanhou o sofrimento de Sidney Prescott (Neve Campbell) ao longo dos quatro filmes – além de “Pânico” (1996), teve “Pânico 2” (1997), “Pânico 3” (2000) e “Pânico 4” (2011). Em toda a quadrilogia foram 41 mortes, sendo 7 no primeiro filme (assista aqui a um compacto publicado no YouTube), 9 no segundo (assista aqui), 10 no terceiro (assista aqui) e 15 no último (assista aqui). Haja elenco!

O aumento gradativo do número de vítimas do serial killer talvez seja consoante à maior banalização da vida no decurso dos anos. Também há a explicação de que, se o filme faz sucesso justamente por conta dos assassinatos, quanto maior o número de vítimas maior a satisfação dos expectadores. Mas o fato é que os fãs de “Pânico” realmente gostam quando mocinha e assassino brincam de gato e rato.

Um dos requisitos para um produto audiovisual fazer sucesso é dialogar com a sua geração. Os crimes, infelizmente, continuam sendo pauta tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. Ainda que atualmente existam mais massacres do que serial killers, assassinatos continuam acontecendo. No mês passado, por exemplo, um adolescente matou 9 pessoas dentro de uma igreja em Charleston, na Carolina do Sul.

Mas se no noticiário os assassinatos entristecem, no cinema eles divertem o público. Não é diferente com a série para televisão. Por isso, “Scream – The TV Series” é uma das apostas da MTV gringa para este ano. Tanto que no canal oficial da emissora no YouTube foi disponibilizado o primeiro episódio na íntegra (você pode conferir os 43’55” de vídeo no final deste post).

Ainda não há previsão de quando o seriado estreie no Brasil (pelo menos a MTV brasileira não respondeu ao meu tweet).

 

 

Quando vier a ser exibida no Brasil, a série promete conquistar ainda mais fãs para a franquia. Mesmo na televisão os roteiristas mantiveram alguns elementos que deram fama ao filme original. Apesar de possuir alguns clichês do gênero mistério-terror-suspense, a série resgata a metalinguagem (quando personagens falam sobre filmes dentro de um filme ou, no caso, sobre séries de TV dentro da série de TV), mostra a relação dos adolescente com as redes sociais, o bullying, a homossexualidade, entre outros assuntos contemporâneos.

Após a estreia, agora fica a expectativa para que a trama continue com o mesmo nível de qualidade ao longo dos dez episódios prometidos para a primeira temporada. Caso siga a trajetória de sucesso dos longas-metragens, os fãs podem esperar pelo menos quatro temporadas de “Scream“.

 

Deixe seu comentário