Projeto “Pratinho Zero” evita desperdício de alimentos

Publicado em 12 de junho de 2015
por Welington Gonzaga
Projeto “Pratinho Zero” evita desperdício de alimentos
# Divulgação #
0

Como explicar o que é desperdício de alimentos para crianças com idade entre um e quatro anos? A tarefa que pode parecer difícil para muitos pais é desmistificada pela nutricionista Wanessa Melo, que é responsável pela alimentação escolar no município de Nova Resende.

O projeto que tem o objetivo de acabar com as sobras dos alimentos nos pratos das crianças recebeu o nome de Pratinho Zero. “O zero refere-se ao desperdício, que deve ser reduzido ao máximo possível, o mais próximo de zero”, explica a nutricionista. A iniciativa deu tão certo que precisou ser estendida para creches e outras escolas.

De acordo com Melo, o projeto pioneiro surgiu há cinco anos nas instituições de Ensino Fundamental do município. Diante do sucesso do Pratinho Zero, o Departamento de Educação de Nova Resende decidiu levá-lo também para as creches. “Além de ser um grande desafio, conseguir conscientizar crianças nesta faixa etária sobre o que vem a ser o desperdício envolve algumas estratégias, como a abordagem lúdica do assunto”, revela a nutricionista.

O uso de um fantoche para chamar a atenção das crianças faz parte das estratégias do projeto. Enquanto as crianças estão se alimentando, um personagem infantil passa nas mesas e conversa com todas. “As crianças ficam tão entusiasmadas que comem toda a comida, fazendo jus ao nome Pratinho Zero”, destaca Melo.

  2015-06-13 BALCAO TERMICO

Ainda segundo a nutricionista, o sistema self-service com balcão térmico também adotado no município tem colaborado com o Pratinho Zero. As crianças já aprenderam a colocar a quantidade ideal de alimentos nos pratos. Ainda assim as monitoras das creches são indispensáveis para a redução do desperdício, pois como conhecem perfeitamente as crianças e as porções ideais de alimentos de cada uma delas podem evitar ainda mais desperdício.

Para incentivar as crianças a desperdiçar cada vez menos comida, a Secretaria Municipal de Educação lançou um desafio: qual turma seria a campeã do Pratinho Zero? Aqueles que desperdiçassem menor quantidade de alimentos, a cada mês, seriam os campeões. Nesta competição todos saem ganhando.

 

***Release escrito para a nutricionista Wanessa Melo e encaminhado à imprensa

Deixe seu comentário