“The Spectacular Now”
é um filme espetacular

Publicado em 6 de Abril de 2014
por Welington Gonzaga
“The Spectacular Now” <br>é um filme espetacular
# Cinema #
0

No Sundance Film Festival, no ano passado, “The Spectacular Now” recebeu diversos elogios da crítica. Chegou até a receber um prêmio especial do juri pelo seu elenco. É um filme de baixo orçamento, que custou apenas 2 milhões e meio de dólares, capaz de emocionar mais que muitas outras produções caras existentes por aí. A história é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Tim Tharp. A versão para o cinema foi dirigida por James Ponsoldt, que até então não era conhecido (pelo autor deste blog) por nenhum outro filme. Mas não é apenas o trabalho do diretor que faz “The Spectacular Now” ser um excelente filme. É, principalmente, a atuação de Shailene Woodley (de “Os Descendentes”) que cativa o espectador.

O filme (ainda) não chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros. Por isso não tem sequer um título em português. Mas vale a pena buscar uma via alternativa para assisti-lo (ou aguardar o lançamento). Seja por via de locadoras ou de cópias digitais, é um filme imperdível. “The Spectacular Now” (veja o trailer) conta uma história adolescente. Porém, tratando-se de relacionamentos humanos, tem muito a ensinar aos adultos em seus 95 minutos de duração.

Os personagens centrais são Aimee (Shailene Woodley) e Sutter (Miles Teller, de “Namoro ou Liberdade“). Ele é um adolescente irresponsável e, de certa forma, inseguro, que tem como lema de vida aproveitar apenas o presente, sem pensar no futuro, daí o título do filme, em tradução literal, “O Espetacular Agora”. Ela é uma garota encantadora, pura e bastante responsável. Os dois aproximam-se pela primeira vez quando ela o encontra dormindo na rua após uma bebedeira. Mas as diferenças não atrapalham a evolução de um relacionamento que ultrapasse a amizade, mesmo que ele, de início, acredite que esteja apenas fazendo um favor a uma garota não tão popular na escola.

O fato é que Aimee ensina a Sutter muitas coisas sobre a vida, e vice-versa. E o espectador aprende com ambos (ou, no mínimor, revive algumas experiências da juventude) ao assistir “The Spectacular Now”. Difícil é assisti-lo apenas uma vez! Tem drama, amor e alegria em doses certeiras.

Deixe seu comentário