Semana do Oscar: “Capitão Phillips”

Publicado em 2 de março de 2014
por Welington Gonzaga
Semana do Oscar: “Capitão Phillips”
# Cinema #
0

A edição do Oscar deste ano é uma prova de que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não tem aversão aos filmes inspirados em histórias verdadeiras. Dos nove títulos que disputam a categoria melhor filme, seis deles são baseados em fatos reais: “Clube de Compras Dallas“, “O Lobo de Wall Street”, “Philomena”, “12 Anos de Escravidão“, “Trapaça” e “Capitão Phillips”. Esse último tem diversos ingredientes para ser um dos favoritos ao prêmio: Tom Hanks, um ator queridinho da América, como protagonista; uma história que traz os americanos como vítimas de piratas somalianos; e um desfecho em concordância com a supremacia ianque (ou Yankee).

“Capitão Phillips” (veja o trailer) é baseado no livro A Captain’s Duty, escrito pelo próprio Capitão Richard Phillips que, em 2009, teve seu barco sequestrado por um grupo de somalianos. Os momentos de tensão pelos quais passou o Capitão Phillips são compartilhados com os espectadores durante 134 minutos de filme, mostrando os desafios do capitão para proteger sua tripulação e ainda salvar a própria vida durante a negociação com os sequestradores. Entre os “vilões”, destaque para Barkhad Abdi no papel de Muse, líder dos somalis.

O filme, dirigido por Paul Greengrass (de “O Ultimato Bourne” e de “A Supremacia Bourne“), concorre em seis categorias no Oscar 2014: filme, ator coadjuvante (Barkah Abdi), roteiro adaptado, montagem, edição de som e mixagem de som.

Deixe seu comentário